Você sabe o que é DLNA?

em: 15 de agosto de 2011
Você já pensou se existisse um padrão onde pudesse ver em sua TV, fotos e vídeos enviados do celular, sem a necessidade de cabos e configurações? E além disso, assistir  em sua TV  aquele filme bacana que está armazenado no HD do seu computador? Felizmente essa tecnologia existe e vai muito além daquilo que eu citei acima. Essa tecnologia se chama Digital Living Network Alliance (DLNA). Um padrão estabelecido por um grupo de empresas para tornar a conectividade em rede entre eletrônicos de diferentes marcas e modelos possível.

Tudo interligado
DLNA - Guia
Imagine a seguinte situação: você tem uma coleção de vídeos no seu computador e quer exibi-los em sua televisão novinha em folha que foi comprada a pouco tempo. Nessa ocasião você teria duas opções: levar o gabinete até a sala e conectar a TV direto na placa de vídeo ou então gravar os vídeos em um DVD e depois reproduzi-lo em seu aparelho. Agora com a tecnologia DLNA você só teria o trabalho de acessar seu computador através de uma rede sem fio a partir da televisão e escolher o vídeo que quer assistir.

Como essa tecnologia surgiu?


Estabelecido pela Sony, em junho de 2003, a DLNA surgiu quando um conjunto de empresas do ramo eletrônico concordaram  em desenvolver uma tecnologia baseada em padrões para facilitar a vida dos consumidores, onde o compartilhamento de fotos, músicas e vídeos é feita através de uma rede doméstica com fios ou sem fios.



Entre essas empresas que participaram da reunião, se destacam algumas que já são bastante conhecidas por  fãs de tecnologia. São elas: Intel, Microsoft, LG Electronics, Verizon, Motorola, Nokia, Samsung, Qualcomm, AT & T Labs, HP e outras. Só faltou a empresa do guru da tecnologia, Steve Jobs, o CEO da Apple. A empresa de Jobs desenvolveu seu próprio protocolo para compartilhar mídias através de uma rede local.

Como posso usufruir dessa tecnologia?
DLNA Certified
Para você utilizar essa tecnologia, primeiro você tem que verificar se os produtos possuem o certificado DLNA, mostrado na imagem ao lado. Procure por um produto que tenha certificação DLNA para ter a segurança de que comprou um aparelho certo. Agora você só precisará ter em casa uma rede sem fio (Wi-Fi b/g/n ou Wireless) para realizar esse tipo de experiência.

Caso você não ache o selo do certificado, ainda há uma esperança: acessar o site oficial do certificado e tentar achar o modelo de seu aparelho.

Atualmente mais de 5.000 modelos de aparelhos eletrônicos possuem a certificação do DLNA, e essa certificação não se limita apenas a TVs e PCs. Hoje em dia essa tecnologia está presente em smartphones como o LG Optimus 2X, em tablets como Motorola Xoom, impressoras, câmeras digitais com Wi-Fi e suporte ao padrão DLNA e até o console da Sony, o PlayStation 3.


Sony Bravia
Embora esses aparelhos com DLNA sejam interessantes, eles ainda são um tanto inacessíveis financeiramente.  Se você resolvesse  adquirir pelo menos dois aparelhos  com suporte ao DLNA, como por exemplo uma Sony Bravia e um PlayStation 3. Você teria que desembolsar pelo menos R$ 7.000 reais dependendo de onde for comprar os aparelhos.

O grande atrativo dessa tecnologia está na multiplicidade de coisas que podem ser feitas. Facilitando cada de vez mais a vida dos consumidores. Mas agora eu quero saber o que vocês leitores acham dessa tecnologia. Não deixe comentar abaixo a respeito dos aparelhos interligados pela DLNA.

Guilherme Vital

Um cara que ama tecnologia, design e futebol. Gosta de aprender coisas novas e nas horas vagas escreve sobre tecnologia aqui e no Nós Geeks.